terça-feira, 5 de outubro de 2010

POESIA Professor, você faz a diferença!

Penso que fazer a diferença na Educação é como “Votar”, é tornar possível o único meio de um povo influir diretamente no poder. O professor faz essa diferença quando consegue despertar no seu aluno o interesse para as pequenas coisas que mais tarde o levará a entender a grandeza de outras, tal como a: “Cidadania”.


E são “pequenas” diferenças como: a ação e o pensamento que somam como uma semente plantada numa boa terra para germinar o conhecimento; o cheiro de uma flor que permanece no ar, mesmo que a princípio eu não saiba de que árvore veio.

É encantar-se com os fios do arco-íris que tecem coloridamente o firmamento no término de cada temporal.

Ë , a doçura da vontade de chorar ao ouvir a letra do hino da minha Pátria amada.

Fazer a diferença, também é como estimular os primeiros paladares de alguém, que ainda não distingue: o salgado, o doce, o amargo, o frio, o quente ou gelado!

É perceber, que meu aluno já sabe que as cores da roupa que está usando tem as cores da Bandeira de sua Pátria.

Fazer a diferença, é saber que meu aluno não se sente “estrangeiro” em sua própria sala de aula. E que seu conhecimento vai além das quatro paredes, não por que ele saiba que “Patriazinha” rima com “pobrezinha”, mas sabe também que “Brasil” rima com mãe “gentil”.

Como professor, às vezes pensamos que fazer a diferença está em grandes gestos, “aula show”, mas não é nada disso, o fazer a diferença, se dá durante todo o processo de aprendizagem.

São pequenas ações valorizadas, que ficarão registradas no interior de cada ser, até o fim de seus dias.
Até quando seus cabelos embranquecerem, e por toda a sua jornada nessa terra ele lembrará com saudade desses dias, dessas ações inesquecíveis.

Ai, quem sabe lembrará do poeta e usará a mesma fala: “Oh! Que saudade que tenho da aurora da minha vida. Da minha infância querida que os anos não trazem mais”. ( Casimiro de Abreu – Meus oito anos).
Fui aluna, sou aluna e sei como o professor faz a diferença!

Lembro-me com carinho de todos os professores que fizeram a diferença em minha vida e contribuíram para que eu me tornasse o que sou hoje, PROFESSOR e busque também: FAZER A DIFERENÇA!!



Tonhão/ 2010


Escola: Constantino José Vieira

Bairro: Adalberto Simão Nader

Professora: Antonia Olimpio

Turno: Matutino

Sala de Recurso ( RC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário