quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Gestão Democratica.

TRABALHO COLETIVO

Essa ação foi articulada durante o ano letivo de 2011, através de reuniões e planejamantos quinzenais e conselho de classe ,com objetivo de estudar as normas da instituiçao,rever as práticas pedagógicas,analizar as  metas  do Projeto Político Pedagógico,  rever o que foi alcançado e o  que precisar ser alcançado, com o intuito de oportunizar oas educandos uma aprendizagem emancipada, e orientando para as relações de trabalho e mundo.

 O planejamento do trabalho coletivo para o ano de 2012 terá à continuídade   desta ação, portanto para  uma melhor transparência, será postado mensalmente no blog da escola todas as atividade envolvendo o coletivo .

VERBAS.

As verbas recebidas do PDDE, são utilizadas no contexto escolar, sendo 80% para material de custeio, ou seja, material de limpeza, papelaria e pequenos reparo,20% para material de capital, ou seja material permanente que vira pratrimônio da escola,sua despesa e decidida em conselho de escola, PDE e MAIS EDUCAÇÃO  são destinados as escolas com o plano de acão pronto.A prestação de conta é  feita, com os extratos e saldos mensais,três orçamentos e notas fiscais, depois entregue a Secretária de Educação. Portanto o conselho de escola permanece como um instrumento que possa  ser desentralizador, além das prestações em relação as tomadas de decisões,com isso a escola postará no seu blog todas as prestações realizadas durante o ano de 2012.
                                                                                                                                                              
CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Os critérios de avaliação são designados pela Secretaria de Educação, que sugere que tem três avaliações por  disciplina que será registrado no diário em cada trimestre,sendo uma pesquisa e duas por avaliações formais além da recuperação paralela, a elaboração da mesma é feita através do professor de acordocom realidade da turma e do conteúdo prescrito, os alunos e a comunidade não participa deste processo. Portanto é necessário em repensar na formulação em relação oas critério de avaliação para 2012,de forma que os alunos, pais ou responsáveis,professores,pedagogo e diretor possam sugerir é fazer parte deste processo tão importante no campo educacional.

AÇÕES PEDAGÓGICAS

 As ações pedagógicas são pensadas e traçadas sempre no final do ano letivo,juntamente com a equipe pedagógica da escola, através do plano de ação da instituição, com isso as ações são discutidas e relaboradas em planejamentos semanais e quinzenais com os professores, Portanto precisamos integrar os alunos e a comunidade na elaboração das atividades pedagógicas para 2012, através da revisão do plano de ação e o acompanhamento do mesmo no decorrer do ano.

OPORTUNIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA;

A Secretaria de Educação oportuniza aos educando formação continuada durante o ano letivo, sendo em horário  oposto ao do trabalho, a escola aderiu ao Programa de Educação Voluntária, que viabiliza que os servidores ao desenvolver as atividades proposta pelo programa, recebem certificado de acordo com a carga horária das atividades desenvolvidas no horário de aula, além de  serem convidados a participarem de encontros sobre temas da educação que é uma formação continuada que a escola oferceu durante o ano.É preciso continuar com as formações durante o ano letivo, possibilitando que o educando tenha espaço nos planejamentos para adquiri esse conhencimento e utiliza-ló na sala de aula.Além do sistema repensar em uma formação em horário de trabalho. 

AUTONOMIA DO COORDENADO DE TURNO

O coordenador de turno tem autonomia na  escola, pois juntamente com os pedagogos responde na ausencia do diretor, temos uma dificuldade destes servidores em assumir a responsabilidade devido as tomadas de decisões.Portanto é preciso ter uma visão para 2012, de descentralizar para que todos os profissionais, principalmente os coordenadores e pedagogos compreendão a importancia e a responsabilida de cada um no contexto educqadional. 

  RELAÇÃO CONSELHO E COMUNIDADE ESCOLAR.

Apesar do conselho da escola ter representante de professores, pais ou responsáveis,as reuniões acontecem separadas.Pois o desafio para 2012, é a integrção entre os conselheiros e a comunidade,portanto as reuniões serão realizadas com representantes do conselho.

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