terça-feira, 5 de outubro de 2010

Incluir .... por quê?

Podemos dizer que a inclusão social plena , é um sonho ainda ameaçado pelo fantasma do preconceito em todos os âmbitos sociais. A inclusão é um desafio que precisa ser encarado, as pessoas são diferentes, apenas porque são diferentes e necessitam de oportunidades diferentes.
A inclusão social se baseia na oferta de oportunidades iguais para todos, defende uma sociedade que deve ser definida pelo principio de que todas as pessoas tem o mesmo valor, a inclusão não é apenas integração, ou seja não é algo parcial, sujeita a avaliações, a inclusão é incondicional. A inclusão mexe no alicerce, nas questões já estabelecidas.
Para Piaget, o ser social de mais alto nível é justamente aquele que consegue relacionara-se com seus semelhantes de forma equilibrada, o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro.
Reformar o conceito de Educação é a proposta atual, e a principal contribuição é construir uma ponte entre o mundo real, isto é, as transformações da sociedade moderna e a escola , nesse mesmo patamar se faz necessário entender a inclusão e todo esse processo.
Entender os instrumentos que auxiliam nas ações concretas, segundo Vygotsky o ser humano constitui seu pensamento enquanto ser humano através de sua relação com o outro, as formas de comportamento de um indivíduo são fornecidas pela cultura num processo em que as atividades externas e as funções interpessoais transformam-se em atividades internas, considerando o ponto de vista de Vygotsky, explica-se o sentido verdadeiro da inclusão, o crescimento da competência humana, os mistérios e as diferenças são os fatores que nos diferenciam dos demais seres vivos.
Quando falamos de inclusão não nos referimos apenas aos portadores de necessidades educativas especiais, mas à todo aquele que por um motivo ou outro ficou à margem: o idoso, o negro ou índio, etc.
Incluir é traçar novas metas , que solucionem a desigualdade social e acabem com o preconceito dessa sociedade padronizada e burguesa.
Em âmbito educacional a inclusão é a construção de uma identidade para uma socialização, buscando autonomia e propiciando circunstâncias regulares, sem discriminação, onde deve se privilegiar a vida cotidiana, enquanto cidadão e participante de uma sociedade, levando em conta as competências individuais, essa enfim, seria o real sentido da inclusão, dar significado real, ao que realmente interessa ao mundo da pós modernidade.

Antonia Olimpio


Um comentário:

  1. Queridos, aproveitando que iremos comemorar o dia do professor,leiam o poema postado no nosso blog... é para refletirmos!!
    Um abraço!
    Antonia
    (vulgo Tonhão)
    04/10/10

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